Antes de falar de fato, sobre a importância do conteúdo na estratégia de marketing digital, ou, porque sua empresa deve investir em marketing digital. É preciso que você entenda o que é o marketing digital! Se trata de ações de comunicação voltadas para a internet, executadas por empresas para divulgar ou comercializar um produto, ou serviço.

Também tem a intenção de tornar uma marca uma autoridade no mercado, melhorando seu posicionamento. Como consequência disso, ela consegue conquistar novos clientes e parceiros comerciais, além de melhorar o relacionamento com os mesmos.

Mas, o marketing digital é muito abrangente, dentro dessa estratégia, existem outras menores, aplicadas de acordo com os objetivos da empresa. E quando falamos em atração e relacionamento, a estratégia mais indicada é o marketing de conteúdo!

Agencia de marketing Digital

Agencia de marketing Digital

O que é o marketing de conteúdo? É uma estratégia que envolve criar, publicar e promover conteúdos personalizados e informativos para a sua persona. Aqui temos como base a formação de um público fiel, que não apenas consuma os produtos da sua empresa. Mas que se tornem consumidores e promotores fiéis da marca!

Quando surgiu o marketing de conteúdo? Por volta de 1895 a revista The Furrow criou o primeiro conteúdo informativo para os trabalhadores rurais, com a intenção de melhorar seus negócios.  Desde dessa época, as empresas vêm desfrutando dessa estratégia! Quando bem executada, possibilita engajar seu público-alvo, ter um crescimento constante e relevante, além de mudar a percepção que as pessoas têm da sua marca.

 Porque minha empresa precisa investir em marketing de conteúdo?

Antes, de falar sobre a importância do conteúdo, é preciso deixar claro, o porquê investir em marketing de conteúdo, é fundamental para sua empresa!

  • Melhorar o relacionamento com seus clientes: quando uma empresa reserva um tempo para se relacionar com seu cliente, faz com que o mesmo se sinta especial. Dedicar atenção a uma pessoa, é a melhor forma de conquistar e fidelizar sua atenção! E uma das formas que sua empresa tem para fazer isso, é através da estratégia de marketing de conteúdo!
  • Um relacionamento que vai além do momento de vendas: se sua empresa vende carros, você não precisa criar conteúdos apenas focados no seu produto. Você tem uma infinidade de assuntos correlacionados que podem agregar valor ao seu produto e ainda permanecer por mais tempo nesse relacionamento. Assim, você não é apenas uma empresa que vende carros, é uma empresa que procura trazer informações que ajude seu cliente no seu dia a dia! Dessa forma, pode ter certeza, que assim que seu cliente quiser trocar de carro, ele vai buscas sua empresa novamente.
  • Melhorar o posicionamento do seu site no Google: além dessa proximidade com o cliente, o marketing de conteúdo ajuda sua empresa a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Quanto mais conteúdo, mais acessos e mais autoridade sua empresa ganha, fazendo com que o Google entenda que sua empresa merece destaque.

Aumento nas vendas: é claro que todo objetivo dessa construção que o marketing de conteúdo executa, é para aumentar suas vendas!

Quem investe em marketing digital?

Para te estimular ainda mais vamos falar sobre algumas empresas que fazem marketing de conteúdo. A lista de empresas que investem em conteúdo não é pequena! Por isso, vamos falar rapidamente sobre algumas.

1 – Red Bull: a empresa é uma das campeãs na criação de conteúdo, o site da empresa é um dos melhores exemplos de conteúdo bem produzido!

2 – Nike: a empresa investe muito em conteúdos para as redes sociais e também consegue engajar seus clientes para produzir conteúdos para ela.

3 – Groove: a estratégia adotada pela empresa é o blog, a estratégia funcionou tanto, que eles já estão lançando mais dois blogs!

4 – Coca-Cola: ela sempre arrasou nas campanhas, são sempre bem criativas e voltadas para cada perfil de público.

5 – Magazine Luiza: ela não só usa muito bem o marketing de conteúdo, como conseguiu humanizar a marca como poucas conseguiram no mercado!

Por que investir em marketing de conteúdo? Porque você consegue competir de igual pra igual com todas essas gigantes do mercado! Isso mesmo, se você investir em marketing de conteúdo e marketing digital, sua empresa tem chances de ser a próxima gigante do seu nicho!

E a importância do conteúdo nessa estratégia?

Agora vamos falar sobre a importância do marketing de conteúdo e principalmente, do conteúdo em si. O conteúdo é o coração dessa estratégia, sua principal função é atrair, converter e fidelizar o cliente! Sim, tudo isso é possível com conteúdo bem direcionado!

  • Atração: o conteúdo é destinado para passar uma mensagem sobre o seu negócio e também para chamar a atenção do seu futuro cliente.
  • Converter: nada é criado de forma aleatória, a definição de marketing de conteúdo é atração, por isso, os conteúdos são estrategicamente pensados e trabalhados para esse objetivo.
  • Fidelizar: seu cliente, já confia na sua marca, gosta dos assuntos que você discute, compra seu produto, ainda indica para outras pessoas e ainda cria conteúdos para você!

Bom já descobrimos para que serve o marketing de conteúdo, quais empresas usam essa estratégia e porque sua empresa deve investir. Então, agora é só você escolher uma agência de marketing de conteúdo e investir nessa estratégia para elevar o patamar da sua empresa!